Projecto

Officina utricularii é um projecto artístico-educativo criado e coordenado por paulo p. com a colaboração e sustento inestimável da Fundação Vicente Risco. Nasce com o intuito de consolidar um ponto de ensino e estudo de carácter netamente vanguardista da gaita de fole na Galiza e com a finalidade de contribuir à formação integral das instrumentistas de gaita, nos aspectos técnicos, interpretativos, histórico-estilísticos, etc., e à interacção, troca de conhecimento, e convívio, entre as pessoas na prática da dimensão mais requintada do instrumento.

Queremos recuperar um contexto habitável para a gaita, provocar monteverdianamente uma espécie de 'Ritorno di gaita in patria', vale a dire, criar um mundo.

A evolução e crescimento do projecto fez com que Officina Utricularii tenha alargado os seus limites iniciais e o que nasceu como lugar de ensino de um só instrumento –a gaita de fole e o seu papel e repertório na denominada música séria– é agora um espaço de ensino e estudo da música, seja "antiga" ou contemporânea, através de vários instrumentos como flauta de bisel, frauta transversal barroca, sanfona, e a geratriz gaita.

Com vontade de continuidade, pensado como laboratório permanente, a actividade consta de dez seminários distribuídos mensalmente no ano académico, de setembro a junho. Cada Officina utricularii consiste em aulas individuais, aulas de música de câmara, e sessões teórico-práticas (Interpretação Historicamente Informada) a tratarem questões gerais necessárias e abordagens pormenorizadas de assuntos de técnica e estilo nas épocas e repertórios específicos.

Localização

As aulas da Officina utricularii decorrem nas salas da Fundação Vicente Risco em Alhariz, no interior do país. A Fundação, entidade custódia da obra de Vicente Risco e Antón Risco, é constante na proposição, produção, e promoção de uma vasta actividade cultural. Fazendo clique no logótipo abaixo acede-se ao espaço que a Fundação Vicente Risco ocupa na teia mundial.

Fundação Vicente Risco

   
   

                     


Notificar abuso Saber mais